quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Jararaca

                                  


Essas serpentes apresentam grande variação em tamanho, as menores espécies não ultrapassando setenta centímetros e as maiores atingindo cerca de dois metros de comprimento.
O arranjo das escamas no topo da cabeça é extremamente variável; o número de escamas interorbitais pode variar de três a catorze. Usualmente, estão presentes entre sete e nove escamas supralabiais e entre nove e onze sublabiais. Existem entre 21-29 escamas dorsais, 139-240 ventrais e 30-86 subcaudais, que são, geralmente, divididas. Variações nos números de escamas dentro da mesma espécie são muito frequentes.

Comportamentos 

A maioria das espécies são noturnas, entretanto algumas de altas altitudes são encontradas ativas durante o dia. A maior parte das espécies é terrestre, mas não é incomum encontrar algumas espécies em arbustos e árvores pequenas, especialmente os indivíduos mais jovens. Uma espécies em particular, a Bothrops insularis, a jararaca-ilhoa da llha da Queimada Grande, parece ser frequentemente encontradas em árvores a maior parte do tempo.

O veneno
O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da picada, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.
Uma das toxinas responsáveis pela ação hemorrágica do veneno da jararaca, a jararagina, foi isolada em 1992 e é bastante estudada por pesquisadores no Brasil e de outros países.jararagina faz parte da família de um grupo de proteínas (metaloproteínas), uma das principais responsáveis pelos efeitos locais da picada, como hemorragia, edema e inflamação.

Ovos

 
As jararacas têm por vez de 12 a 18 filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário